FEAM suspende temporariamente atividades da Mineração Morro do Ipê após carreamento de sedimentos na região de Brumadinho
Carreamento de sedimentos da mineradora ocorreu durante forte temporal que atingiu a região da Serra da conquistinha no último dia 12/01
*Imagem Ilustrativa // Créditos de Imagem: Mineração Morro do Ipê A Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) de Minas Gerais, determinou, no dia 20 de janeiro de 2025, a suspensão temporária das atividades da Mineração Morro do Ipê, localizada na Serra de Brumadinho.
A medida foi adotada após equipes da empresa fazerem a constatação de carreamento de sedimentos para a estrada da Conquistinha e suas drenagens adjacentes, provenientes das operações da mineradora.
Posicionamento da empresa
Em nota para nossa redação, a Mineração Morro do Ipê afirmou que o ocorrido foi consequência das fortes chuvas registradas na região em 12 de janeiro. Segundo a empresa, o volume intenso de precipitação impactou toda a área próxima à estrada da Conquistinha na região de Brumadinho, e uma das fontes de sedimentos identificadas de fato teve origem nas operações da mineradora.
A empresa destacou que os sedimentos são derivados das atividades da mina, e não possuem relação com rejeitos de barragens. Ainda de acordo com a mineradora, não houve danos às estruturas de barragem, tampouco risco à população.
Como resposta à decisão da FEAM, a empresa informou que já está implementando ações corretivas e dialogando com os órgãos ambientais para retomar as operações o mais breve possível. Além disso, anunciou a intensificação da manutenção dos sistemas de drenagem para prevenir novos episódios em situações climáticas adversas.
A Mineração Morro do Ipê reforçou que suas barragens estão desativadas, em condições estáveis e monitoradas 24 horas por dia.
Atendimento à comunidade:
A empresa disponibilizou canais de atendimento para esclarecimentos à população:
Casa Ipê – Centro de Atendimento à Comunidade
WhatsApp: (31) 97118-9922 (8h às 17h)
Telefone: 0800 942 3135 (atendimento 24h)




COMENTÁRIOS